Não é segredo que o mundo do marketing pode às vezes ser associado a algumas práticas “sombrias”. A questão é que, mesmo que tais práticas pareçam funcionar no início, elas rapidamente tomam um rumo à esquerda – muitas vezes às custas da sua reputação, lista de clientes e orçamento. Mas evitar práticas obscuras não significa que você não possa usar hacks, dicas e truques de marketing ético.
“Mas como?”, podes perguntar. 👀 Continue lendo abaixo!

O que é Marketing Ético?
O termo marketing ético refere-se a um tipo de marketing que se concentra tanto na ética como nos valores (tais como honestidade, transparência, empatia e responsabilidade) do marketing e das estratégias promocionais.
👤 As iniciativas de marketing ético levam em consideração a sociedade, as metas demográficas, bem como as preocupações ambientais e sociais.
🚀 Os benefícios do marketing ético incluem:
- práticas que são mais relevantes e conhecer as necessidades do cliente;
- práticas que são menos “empurradas” mas “pull” – atraem naturalmente seu público para sua marca/negócio (marketing orgânico);
- um ciclo de vida mais longo com maior lealdade do cliente e retenção.
🔍 Um exemplo de marketing ético poderia ser destacar as práticas justas de uma empresa dando uma visão interna do processo de produção, o mínimo impacto ambiental ou a abordagem amigável e respeitosa da privacidade quando se chega aos clientes por e-mail.
💡 5 Hacks de Marketing Ético
1. Seja transparente no que você oferece
Entre os melhores hacks de marketing ético está, obviamente, a prática da transparência.
Se você optar pelo caminho oposto, não só coloca em risco a confiança do cliente, mas também a sua própria confiança. Práticas enganosas podem ser ilegais sob algumas leis de marketing de consumo, o que significa que você pode ser exposto a multas e processos judiciais.
Se queres ser um comerciante justo, não o devias fazer:
- ❌ faz promessas que você não pode cumprir e enganar os usuários;
- ❌ faz falsas alegações sobre seu produto;
- ❌ vende demais a si mesmo (e não, seu produto provavelmente não é o melhor do mundo inteiro! 😉)
🚀 Por ser honesto e transparente desde o início, não há surpresas. Você reduz o risco de devoluções e reembolsos, reclamações e clientes infelizes, críticas negativas e muito mais.
👉 Se eles não viram através de sua insinceridade no início, seus clientes acabarão aprendendo a verdade!2. Apenas recolha de dados essenciais
Quando se trata de publicidade e criação de perfis, uma grande quantidade de dados é recolhida a fim de obter informações valiosas para os clientes e criar experiências direccionadas e personalizadas.
Entretanto, sob várias leis de privacidade, incluindo a GDPR, você é obrigado a seguir o conceito de “data minimization”. Ou seja, processar apenas o que você precisa.
É realmente tão simples quanto isto: se você não precisa realmente das informações, não as colete.💡 Se você gostaria de ir um passo além, tente limitar o uso de terceiros, pois, naturalmente, você tem menos controle sobre esses dados.
🚀 Ao concentrar-se em dados “essenciais”, você está:
- mais claro sobre sua proposta de valor e quem é seu público-alvo;
- agindo no seu melhor interesse, já que quanto mais dados você coleta, mais dados você é responsável por eles!
Leia também
Você comete esse único erro ao enviar e-mails de marketing?
3. Divulgue legalmente os seus endossos
Endossos ou afiliações são práticas comuns de marketing; mas você sabe que é legalmente obrigado a divulgá-los totalmente? Em resumo, você deve:
- informar os usuários quando há uma conexão entre um endossante e o comerciante que um consumidor estaria interessado em saber, ou que mudaria sua percepção, se conhecido;
- e informar os usuários quando lhe foi dado um incentivo (financeiro ou outro) para empurrar o produto.
👉 Para informações mais detalhadas sobre isto, verifique nosso guia.
🚀 Muito surpreendentemente, quando os clientes recebem as informações apropriadas, podem estar mais dispostos a comprar seu produto ou serviço.4. Práticas de marketing baseadas na empatia
Junto com a transparência, a empatia é outro dos hacks do marketing ético.
Um comerciante de sucesso é um comerciante que é capaz de mudar a sua perspectiva e foca-se consistentemente no cliente. Em vez de agir no seu próprio interesse ao desenhar as características do produto, por exemplo, a sua prioridade está no que irá beneficiar o seu público.
Usar a empatia no marketing envolve ver através dos olhos dos seus clientes. Uma abordagem verdadeiramente centrada no cliente envolve compreender quem é o cliente, quais são os seus desafios e o que o motiva a agir.
🚀 Ao praticar a empatia, suas mensagens e publicidade se tornarão mais contextualizadas e relevantes, e, portanto, bem sucedidas.
5. Não use padrões escuros.
Como regra geral, você deve se certificar de proporcionar uma experiência suave e justa ao usuário quando se trata de se informar, consentir ou recusar qualquer atividade:
- ter seus documentos legais, tais como sua privacy e política de cookies legíveis e facilmente acessíveis em seu website;
- Pense no UX e no design para seu faixa de cozimento, torne mais fácil dizer “não”;
- dar a seus clientes a possibilidade de optar por não receber e-mails de marketing, tais como seu boletim informativo.
🚨 Usar quaisquer truques persuasivos para “guiar” os usuários a fazer algumas escolhas específicas só será prejudicial. Se um usuário não quiser assinar sua newsletter ou ignorar sua CTA, tudo bem! Não há necessidade de exagerar.
💡 Você já ouviu falar de padrões escuros?
Padrões escuros são elementos de design utilizados para influenciar as decisões das pessoas e enganá-las para que façam coisas que não pretendiam fazer. Eles vão claramente contra as exigências legais das principais leis de privacidade.
👀 Certifique-se de ler mais sobre padrões escuros aqui.
About us
Attorney-level solutions to make your websites and apps compliant with the law across multiple countries and legislations.