Qual é o significado de TPRM? Porque é tão importante? Como pode implementar um processo eficaz de gestão de risco de terceiros para o seu negócio? Neste post, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o TPRM e damos-lhe algumas dicas úteis sobre como o levar a cabo!
Significado TPRM
TRPM significa Third Party Risk Management (Gestão de Riscos de Terceiros). TRPM é um tipo de gestão de risco que se concentra no risco que terceiros podem representar para um negócio, e em como reduzi-lo.
Como empresa, provavelmente depende de terceiros para levar a cabo certas actividades em seu nome. Terceiros são os contratantes que possa ter contratado (consultores, programadores, um gestor de redes sociais, etc.), mas também serviços que utiliza para o seu negócio (serviços na nuvem, análises, empresas de alojamento web). Uma vez que estes terceiros terão acesso aos dados que a sua empresa recolhe e processa, é necessário certificar-se de que estes são fiáveis.
Porque é importante a gestão de riscos por terceiros?
Sem um processo de gestão de risco de terceiros em vigor, a sua organização pode enfrentar grandes repercussões.
Um TPRM ajuda-o a identificar diferentes tipos de riscos potenciais – conformidade, cibernéticos, financeiros, estratégicos, tecnológicos, bem como reputacionais – e avaliar se vale a pena trabalhar com um terceiro específico.
Além disso, um completo
📌 Você sabia que a ciberataque acontece a cada 39 segundos?
E se um dos terceiros em que confia for violado, então também está exposto ao mesmo risco!
Dicas para o seu TPRM
- Identificar os seus terceiros: antes de mais, deve ter uma ideia clara de todos os terceiros com quem trabalha e estar ciente das suas práticas de segurança e privacidade.
- Avaliar e mitigar o risco: a seguir, precisa de avaliar o risco que representam para o seu negócio. Os benefícios de trabalhar com eles são maiores do que as repercussões potenciais? Deve também considerar que é quase impossível trabalhar sem riscos. Então pergunte-se: o que é um risco aceitável para o seu negócio? Deve ter um quadro padrão para o fazer.
- Reveja frequentemente as práticas de segurança e privacidade dos seus terceiros, para ter a certeza de que estão em conformidade com as suas normas.
- Criar relatórios e registos: é importante que mantenha registos e relatórios actualizados para partilhar dentro da sua organização. No caso de algo acontecer, estes registos podem ajudá-lo a ter uma ideia mais clara da situação.
💡 Você sabia?
Há outro tipo de avaliação de risco que você pode precisar realizar. Se você estiver processando dados pessoais, talvez seja necessário realizar uma “Avaliação do impacto da proteção de dados (DPIA)”.
Ao contrário do TPRM, o DPIA é mencionado diretamente sob leis como a GDPR e destina-se a ajudá-lo a mitigar o risco de multas, sanções e danos à reputação que possam afetar sua organização.
Leia também
- Terceiros têm que estar listados na minha política?
- Deveres de Conformidade Offline
- Melhor Software de Conformidade para sua empresa
About us
Attorney-level solutions to make your websites and apps compliant with the law across multiple countries and legislations.